Precisamos, sim, falar sobre política!
Precisamos, sim, falar sobre política! Como não podemos falar política representando um setor que dialoga e permeia diferentes instâncias do Estado e que, inclusive, as
O marco lógico é uma ferramenta que mostra de maneira visual como as atividades de um projeto se relacionam com seus resultados, objetivos e impacto. É um instrumento extremamente reconhecido no universo da gestão de projetos sociais!
Do processo de concepção à implementação de um projeto social, são muitos os fatores que influenciam diretamente a sua efetividade. Para além da falta de conhecimento e experiência técnica para elaboração de projetos, há aspectos relacionados à aceitação, ao ambiente, aos diferentes interesses e potenciais que precisam ser considerados para não limitar a atuação ou, até mesmo, colocar tudo a perder.
Assim, é importante e necessário a prática dessa ferramenta para um planejamento adequado e consequente implementação eficaz de projetos de desenvolvimento social. O Marco Lógico fornece informações claras e concisas por meio de uma estrutura sistemática para identificação, planejamento e gerenciamento de projetos.
Essa abordagem permite que os principais elementos de um projeto sejam resumidos de forma precisa e traz a estrutura e lógica para a relação entre o propósito do projeto, os objetivos, os resultados, as atividades planejadas (linhas) e suas mudanças propostas, seus indicadores, suas fontes de verificação e seus pressupostos (colunas). Se construído com flexibilidade e de maneira colaborativa, esta abordagem de planejamento incentiva o pensamento criativo e promove o envolvimento participativo entre todas as partes ao longo do ciclo de vida do projeto.
Dessa forma, enquanto a estrutura vertical (linhas) especifica a correspondência das relações entre os elementos de base para qualquer projeto de desenvolvimento por meio da definição do impacto, dos objetivos, resultados e atividades, a lógica horizontal (colunas) relaciona cada um dos elementos a indicadores que possam medir seu desenvolvimento, assim como os meios de verificação desses indicadores e o atendimento aos pressupostos (fatores externos não controláveis) que interferem na viabilidade do projeto e no alcance de seu impacto.
Disponibilizo, mais uma vez, gratuitamente e sem pedido de cadastro, essa ferramenta aqui com vocês! Lembrando, no artigo passado falamos da Teoria da Mudança, uma das ferramentas mais importantes para projetos de desenvolvimento e que, na metodologia que utilizo, está integrada ao Marco Lógico – tornando a ferramenta, como um todo, mais ampla e robusta!
Tem dúvida? Compartilha e bora conversar! 🤜🤛
Maria Letícia Vale | Gestora de Projetos Sociais
mlfrvale@gmail.com
Confira outros artigos:
Precisamos, sim, falar sobre política! Como não podemos falar política representando um setor que dialoga e permeia diferentes instâncias do Estado e que, inclusive, as
Teoria da Mudança Já ouviu falar em Teoria da Mudança?! 💡 Teoria da mudança (TOC – Theory of Change) é uma ferramenta muito simples utilizada
Marco Lógico O marco lógico é uma ferramenta que mostra de maneira visual como as atividades de um projeto se relacionam com seus resultados, objetivos
Maria Letícia – Todos os Direitos Reservados